O serviço de retífica de um motor a combustão é um processo de reparação e recondicionamento do motor, que envolve a desmontagem, limpeza, substituição de peças desgastadas e usinagem das partes internas do motor, como pistões, bielas, virabrequim e cabeçote. O objetivo é restaurar o desempenho e a eficiência do motor. É um trabalho que deve ser realizado por profissionais experientes em retíficas de motores especializadas.
Quando está na hora de fazer a retífica do motor? O próprio motor alerta apresentando os seguintes sinais:
- Alto consumo de óleo e combustível
- Altos ruídos metálicos
- Vazamento de óleo no escapamento
- Emissão de fumaça azulada pelo escapamento
- Presença de óleo nas velas
- Diminuição da potência
- Motor trabalhando superaquecido
O reparo envolve a usinagem das peças principais do motor, salvo em casos que estão condenadas e que devem ser trocadas, como virabrequim, bielas, bloco, válvulas e o próprio cabeçote do motor. A extensão do reparo depende do nível de desgaste, o que pode demandar um serviço maior, se a retífica for completa ou menor se for parcial.
Aqui estão os passos gerais que são seguidos no processo de retífica de um motor:
1. Desmontagem:
- Remova o motor do veículo ou desmonte-o no local, dependendo do tipo de motor e das circunstâncias.
- Desmonte todas as peças periféricas, como o coletor de admissão, o coletor de escape, o sistema de injeção de combustível, a árvore de comando de válvulas, o cabeçote, o cárter, etc.
- Rotule todas as peças para facilitar a reorganização posterior.
2. Limpeza:
- Limpe cuidadosamente todas as peças do motor, removendo óleo, graxa, resíduos de combustão e detritos.
3. Inspeção:
- Verifique o estado de todas as peças do motor, incluindo pistões, bielas, virabrequim, válvulas, guías de válvula, sedes de válvula, etc.
- Substitua todas as peças danificadas ou desgastadas.
4. Retífica:
- Retifique ou retorne o virabrequim a um centro de usinagem para correção de desgastes ou danos.
- Usinagem de cilindros para restaurar dimensões e acabamento adequados.
- Substituição ou reparo de pistões, anéis de pistão e bielas, conforme necessário.
- Retificação ou substituição de válvulas e guias de válvula.
- Retificação ou substituição de árvores de comando de válvulas, se necessário.
- Retificação ou substituição de bronzinas e componentes do cabeçote, se necessário.
5. Montagem:
- Reúna todas as peças do motor, seguindo as especificações do fabricante e utilizando peças novas ou retificadas, conforme necessário.
- Aplique lubrificação adequada em todas as superfícies móveis.
- Instale juntas, vedantes e retentores novos.
6. Calibração:
- Verifique e ajuste a folga das válvulas, sincronize a árvore de comando de válvulas e ajuste a corrente da distribuição, se aplicável.
- Ajuste a folga das bronzinas do virabrequim e das bielas.
7. Teste e Ajustes Finais:
- Gire o motor manualmente para verificar se não há interferências e se tudo está montado corretamente.
- Verifique a compressão dos cilindros.
- Teste o motor em um dinamômetro, se disponível, para garantir seu desempenho adequado.
8. Montagem Final:
- Reinstale o motor no veículo.
- Conecte todos os sistemas periféricos, como sistema de admissão, sistema de escape, sistema de resfriamento, sistema elétrico, etc.
9. Teste e Ajustes:
- Inicie o motor e verifique se ele funciona corretamente.
- Faça ajustes finos, se necessário, para garantir o funcionamento suave e eficiente do motor.
Lembre-se de que a retífica de um motor é um trabalho complexo e pode variar dependendo do tipo de motor e das condições específicas. É altamente recomendável que esse trabalho seja realizado por profissionais experientes em retíficas especializadas para garantir a qualidade e segurança do processo.