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Saiba os passos para fazer a retífica de um motor a combustão

admin

19 dez 2023

by D. jhon shikon milon

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O serviço de retífica de um motor a combustão é um processo de reparação e recondicionamento do motor, que envolve a desmontagem, limpeza, substituição de peças desgastadas e usinagem das partes internas do motor, como pistões, bielas, virabrequim e cabeçote. O objetivo é restaurar o desempenho e a eficiência do motor. É um trabalho que deve ser realizado por profissionais experientes em retíficas de motores especializadas.

Quando está na hora de fazer a retífica do motor? O próprio motor alerta apresentando os seguintes sinais:

  • Alto consumo de óleo e combustível
  • Altos ruídos metálicos
  • Vazamento de óleo no escapamento
  • Emissão de fumaça azulada pelo escapamento
  • Presença de óleo nas velas
  • Diminuição da potência
  • Motor trabalhando superaquecido

O reparo envolve a usinagem das peças principais do motor, salvo em casos que estão condenadas e que devem ser trocadas, como virabrequim, bielas, bloco, válvulas e o próprio cabeçote do motor. A extensão do reparo depende do nível de desgaste, o que pode demandar um serviço maior, se a retífica for completa ou menor se for parcial.

Aqui estão os passos gerais que são seguidos no processo de retífica de um motor:

1. Desmontagem:

  • Remova o motor do veículo ou desmonte-o no local, dependendo do tipo de motor e das circunstâncias.
  • Desmonte todas as peças periféricas, como o coletor de admissão, o coletor de escape, o sistema de injeção de combustível, a árvore de comando de válvulas, o cabeçote, o cárter, etc.
  • Rotule todas as peças para facilitar a reorganização posterior.

2. Limpeza: 

  • Limpe cuidadosamente todas as peças do motor, removendo óleo, graxa, resíduos de combustão e detritos.

3. Inspeção:

  • Verifique o estado de todas as peças do motor, incluindo pistões, bielas, virabrequim, válvulas, guías de válvula, sedes de válvula, etc.
  • Substitua todas as peças danificadas ou desgastadas.

4. Retífica:

  • Retifique ou retorne o virabrequim a um centro de usinagem para correção de desgastes ou danos.
  • Usinagem de cilindros para restaurar dimensões e acabamento adequados.
  • Substituição ou reparo de pistões, anéis de pistão e bielas, conforme necessário.
  • Retificação ou substituição de válvulas e guias de válvula.
  • Retificação ou substituição de árvores de comando de válvulas, se necessário.
  • Retificação ou substituição de bronzinas e componentes do cabeçote, se necessário.

5. Montagem:

  • Reúna todas as peças do motor, seguindo as especificações do fabricante e utilizando peças novas ou retificadas, conforme necessário.
  • Aplique lubrificação adequada em todas as superfícies móveis.
  • Instale juntas, vedantes e retentores novos.

6. Calibração:

  • Verifique e ajuste a folga das válvulas, sincronize a árvore de comando de válvulas e ajuste a corrente da distribuição, se aplicável.
  • Ajuste a folga das bronzinas do virabrequim e das bielas.

7. Teste e Ajustes Finais:

  • Gire o motor manualmente para verificar se não há interferências e se tudo está montado corretamente.
  • Verifique a compressão dos cilindros.
  • Teste o motor em um dinamômetro, se disponível, para garantir seu desempenho adequado.

8. Montagem Final:

  • Reinstale o motor no veículo.
  • Conecte todos os sistemas periféricos, como sistema de admissão, sistema de escape, sistema de resfriamento, sistema elétrico, etc.

9. Teste e Ajustes:

  • Inicie o motor e verifique se ele funciona corretamente.
  • Faça ajustes finos, se necessário, para garantir o funcionamento suave e eficiente do motor.

 

Lembre-se de que a retífica de um motor é um trabalho complexo e pode variar dependendo do tipo de motor e das condições específicas. É altamente recomendável que esse trabalho seja realizado por profissionais experientes em retíficas especializadas para garantir a qualidade e segurança do processo.

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